E você, já esta preparado para o futuro?

“O futuro está em nossas mãos”. Essa frase, por mais clichê que possa parecer, diz muito sobre nós, sobre o que pensamos e sobre aquilo que planejamos para a vida. Temos a capacidade de construir nosso próprio futuro e influenciar o futuro das pessoas a nossa volta. Mas além dele, temos também a tecnologia em nossas mãos, e eles andam juntos! Não há como pensar em futuro sem pensar em como a tecnologia está presente e como pode contribuir para a vida.

Pensando nisso, há que se citar um dos mais visionários e futuristas empreendedores de tecnologia do mundo, Peter Diamandis, que esteve recentemente no Brasil. Ele enxerga a perspectiva de futuro de um ponto de vista bem singular: nós mesmos. Co-fundador da SingularityUniversity, universidade da NASA e do Google, criada para ser a escola mais futurista de todos os tempos, Diamandis defende que é possível transformar o mundo começando por mudanças de mindset, ou seja, em nossa própria forma de pensar.

Enxergar como as tecnologias exponenciais têm capacidade de produzir efeitos na sociedade e no futuro é o primeiro passo. Falar em avanços tecnológicos pode parecer algo distante, que só acontece nos grandes centros ou nos países desenvolvidos. Mas não. A tecnologia acontece aqui, em qualquer lugar onde pessoas estejam preparadas para utilizá-la. 

E é isso que a SingularityU busca. A universidade acaba de chegar a Betim/MG, representada pelo projeto SingularityU Chapters. O capítulo tem como objetivo auxiliar na transformação do pensamento e no crescimento tecnológico da comunidade. Assim é sua cultura: transformar pessoas, para revolucionar cidades e, enfim, mudar o mundo. 

É importante destacar que Betim é a tradução fiel da cultura da SingularityU. Ela é uma das cem maiores cidades do Brasil, caracterizada por seu forte pólo industrial, petroquímico e automotivo e abriga ainda importantes empresas nos setores de metalurgia, mecânica, serviços e logística, além de contar com Universidades e diversos hospitais de ponta.

Trata-se de uma cidade com grande perspectiva de futuro. Então, é preciso internalizar a construção de novos modelos de vida e de tecnologias que criarão oportunidades de negócios. Utilizamos o termo Moonshot, ou “voo à Lua”, em tradução literal, para qualificar projetos de tecnologia que pretendam resolver grandes problemas, usando soluções radicais e tecnologias inovadoras.O capítulo da Singularity University de Betim tem como moonshot promover a internacionalização e o desenvolvimento do ecossistema de inovação do município, através de programas que possam estimular líderes e profissionais em um novo mindset, voltado ao desenvolvimento de soluções e tecnologias exponenciais.Então, nosso papel, enquanto embaixadores da universidade, é buscar soluções para utilizar esses avanços tecnológicos, que estão acontecendo a todo tempo, em áreas que afetam diretamente o nosso futuro, como educação, saúde, qualidade de vida, empregabilidade, produtividade e práticas de gestão e governança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *