Meditar em meio a CASACOR. Impossível? Não se usarmos a tecnologia.

Quando se fala em meditação muitas pessoas logo imaginam um monge tibetano em algum muito lugar isolado, em posição de lótus, envolto a muito silêncio e no meio da natureza. Mas será que tem que ser sempre assim?

Os benefícios em relação a meditação são muitos, dentre eles a diminuição do stress e, principalmente, uma sensível otimização na sua capacidade de cognição – pesquisas recentes apontam que a prática regular da meditação melhora a qualidade das nossas relações familiares e profissionais. 

E pra tanta coisa boa, não dá pra ficar esperando encontrar o cenário perfeito para iniciar este processo, concordam?

A boa notícia é que a tecnologia já pode nos ajudar a meditar em qualquer lugar, inclusive em relação a prática – afinal de contas, quem está começando tem dúvidas se está mesmo conseguindo meditar de verdade ou não.

E para provar que a tecnologia pode ser cada vez mais nossa aliada, levamos um gadget de meditação para ser testado em meio ao “Estúdio do Artista” de Marcus Paschoalin e Daniel Tavares, em um domingo ensolarado e cheio de visitantes na CASACOR 2019.

O desafio não era pequeno: teríamos que conduzir uma digital influencer, mãe e esposa ligada no “duzentos e vinte” a experimentar um headband com 7 sensores cerebrais em um ambiente lotado, com música e crianças correndo de um lado para o outro. Marcela Ballardin, nossa “cobaia” neste experimento inusitado, foi logo topando o desafio: em alguns minutos já tinha instalado o App em seu smartphone, conectando o dispositivo ao seu celular via bluetooth.

Foram 5 minutos, que na opinião de Marcela foram surpreendentes: “Sempre tive muita dificuldade em meditar, em me ‘desligar’ dessa correria do dia a dia, e focar um pouco no meu interior. Com o gadget eu consegui me desligar por um período até maior do que eu imaginava, e ainda tive um momento absoluto de ‘desligamento’ de tudo que estava ao meu redor. Era apenas eu comigo mesmo! Uma experiência incrível, difícil até mesmo de colocar em palavras. Precisamos aprender cada vez mais cuidar do que temos de mais valiosos, nossa mente!”

Agora imagine está experiência dentro da sua empresa. Meditação e trabalho, juntas? Existe alguma relação?

Meditar pode ajudar na diminuição da atividade da amígdala (associada à resposta ao estresse), aumentando a resiliência dos indivíduos para que elas possam enfrentar de uma melhor forma os novos desafios apontados por esse tal de mundo VULCA – aquele que insiste em não ser tão estável e previsível como a gente gostaria.

E é este propósito que tem movido o empreendedor e especialista em transformação digital Vinicius Debian, fundador da Ardenas Human and Technology. “Estamos trabalhando em uma cabine high-tech batizada inicialmente de Brain Room. Trata-se de um produto taylor made, que poderá ser instalado em diferentes ambientes, de maneira simples e compacta. A ideia é promover estimular o desenvolvimento humano através de diferentes gadgets instalados nestas cabines, de acordo com o histórico e perfil do público devidamente mapeado”, explica Debian.

Quem sabe em muito pouco tempo você não poderá, antes de retornar do almoço, recarregar suas baterias no seu escritório mesmo antes de pegar novamente no batente…ou então, se preparar mais efetivamente para aquela reunião onde você poderá fechar um grande negócio? As possibilidades de ganho são muitas, e acredite: a tecnologia está aí pra nos ajudar, e não o contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *