Saindo da inércia: Meu tiro particular rumo a lua!

As tatuagens são uma tradição muito mais antiga do que imaginávamos. O “Otzi”, o homem com 5 mil anos que foi encontrado congelado nos alpes italianos, tinha nada menos do que 61 tatuagens em todo o corpo – Isto nos faz pensar que a tattoo não é algo tão moderno assim, e que o ato de se pintar pode estar no centro do nosso comportamento mais ancestral.

Uma hipótese a respeito da origem das tatuagens estaria relacionada as cicatrizes adquiridas em guerras, lutas ou caças. Como elas se tornavam motivo de orgulho e reconhecimento frente ao grupo, pois representam os sinais mais evidentes de força e virilidade.

 Acredita-se que, a partir daí, as cicatrizes foram progressivamente sendo substituídas pela representação voluntária no corpo: o ser humano passou a produzir em si as suas próprias cicatrizes, agora na forma de desenhos e símbolos – na maioria das vezes para celebrar um período de grande mudança.

Ainda segundo alguns estudiosos do assunto, seria possível encontrar significados psicológicos em relação a sua localização. As tatuagens no braço simbolizariam as nossas conquistas, ambições e realizações. E no antebraço, assim como esta minha tattoo da foto, poderiam estar relacionadas ao futuro. 

A partir dai, fica mais fácil imaginar o significado, certo? A imagem do capacete de astronauta faz uma referência ao termo moonshot thinking, uma expressão popular em inglês que designa todo pensamento direcionado para vencer um desafio bem grande e audacioso, aquele que mira bem longe. Um tiro na lua!

E de onde surgiu esse termo? Em maio de 1961, o presidente John F. Kennedy anunciou um objetivo aparentemente impossível: Enviar o homem a lua até o final da década. Porém, ninguém sabia como tal façanha poderia ser realizada, já que a tecnologia necessária não estava pronta. E apesar disso, o primeiro voo à Lua foi realizado em apenas 8 anos.

E o meu moonshot, retratado ‘para sempre’ na minha pele, tem como desafio pavimentar diferentes vias que possam favorecer o desenvolvimento de uma nova mentalidade, uma nova forma de pensar com o proposito maior de impactar positivamente as nossas vidas, criando uma economia e um estilo de vida mais sustentável, responsável e humanizado. A tecnologia, que foi tão fortemente impulsionada pela exploração espacial, está aí para nos ajudar. E não o contrário. Não me canso de repetir isso, e prometo (pelo menos pra mim mesmo…rs) que não vou desistir tão fácil deste meu tiro particular rumo a lua! O sonho de construir um legado está aí, ‘bora’ trabalhar pra chegar lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *