Jogar contra um robô te estressaria?

Não sei você, mas para maioria das pessoas que participaram de um estudo recente sobre a interação “homem-robô”, sim! Neste experimento, os humanos deveriam competir contra um robô em uma tarefa que combinasse habilidades cognitivas e motoras. Como resultado, o estudo apontou que as pessoas demostraram grande dificuldade em se motivarem frente a um robô, e sentiam ainda muito estressadas competindo contra uma A.I.

A verdade é que estes impactos psicológicos podem ser facilmente relacionados aos novos ambientes corporativos, e a recorrente discussão sobre a substituição dos humanos por robôs – E cada vez mais este cenário estará perto de você, de mim e de todos. Mas e aí, estamos preparados? Será que precisamos mesmo ter tanto medo como estes competidores do estudo?

Num cenário onde esta interação – e prefiro usar este termo ao invés de competição – as habilidades socioemocionais (ou soft skills) serão cada vez mais valorizadas. Afinal de contas, a maior vantagem que ainda temos sobre as máquinas se refere a nossa capacidade de nos expressarmos com emoções e, principalmente, de lidar com os diversos desafios do cotidiano. Pare e pense um minuto no seu dia-a-dia no escritório, no seu trabalho: Quanto estresse e quantos assuntos ao mesmo tempo, né não?

Resultado de imagem para logo futurism

E é por isso que acho que ainda estamos “um passo” a frente das maquinas, com uma pequena vantagem em relação a A.I. Acredite, o seu lado humano e multidisciplinar nunca foi tão valorizado. Então ao invés de se estressar, prepare-se! Pode estar vindo coisa boa por aí. Aproveite e confira na integra a excelente matéria sobre este experimento no site da Futurismhttps://futurism.com/people-defeated-ai-feel-horrible

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *